sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Audiência Pública sobre educação de Duque de Caxias

No dia 20 de Dezembro de 2011 os estudantes de Duque de Caxias que fazem parte do Movimento Reinventar largaram suas férias e foram a luta, a câmara municipal de vereadores chamaram uma audiência pública para pedir explicações da prefeitura e do governo do estado sobre como está o sistema educacional da cidade. Esteve presente o presidente da Câmara dos vereadores Mazinho e os componentes da comissão de educação Fatinha, Orlando Silva e Eduardo Moreira representando a prefeitura a secretaria de educação Roberta Barreto e outros secretários, lamentamos pela ausência da coordenadoria do estado. Lotada a plenária da câmara esteve com professores, diretores, funcionários da educação e cidadãos de toda a cidade.


Plenária dos Estudantes, antes da audiência.

 Ao saber da audiência o movimento Reinventar que tem atuação na entidade estudantil secundarista da cidade, se mobilizou e levou representantes de grêmios estudantis de toda a cidade onde lá foi questionada por nós a falta de um convite formal a entidade estudantil UEDC. Antes do começo da audiência foi feita uma plenária onde debatemos qual seriam as pautas principais defendida por nós do Movimento Reinventar, que colocamos a aprovação imediata do Plano Municipal de Educação onde há bandeiras históricas dos movimentos sociais como o passe-livre irrestrito, eleição direta para diretor, Plano de carreira para todos os funcionários da educação e outros. 

Estudantes de vários grêmios estudantis dos 4 distritos de Duque de Caxias

 No decorrer da audiência tivemos o privilégio de ser chamado para compor a mesa e representar os estudantes da nossa cidade, grande parte dos estudantes presentes pediram a palavra e consegue explanar suas dúvidas e pensamentos. A estudante de escola pública Caroline Barros explanou: " É um grande desafio para nós estudantes podermos estudar de verdade em uma escola onde falta qualidade e investimento, temos que nos unir e conquistar o passe-livre de verdade!"

Luis Moreira diretor da UBES, representou os alunos de Duque de Caxias

Estiveram presente, o diretor da União dos Estudantes de Duque de Caxias  Joel Schütz, diretora de Movimento Universitário Isabel Akila, Diretora da UEE-RJ Natália Barbosa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESTAMOS INDO DE VOLTA PRA CASA, DE VOLTA PRA UBES


O movimento estudantil é uma das maiores e mais completas escola de líderes do movimento social. Das principais lideranças políticas brasileiras do século XX, contam-se nos dedos, aqueles que não militaram no Movimento Estudantil. De Brizola á Dilma, todos passaram por esse celeiro que é o M.E.

Uma pluralidade infinita de correntes de pensamento, organizadas ou não, nas salas de aula, nos Grêmios Estudantis, nas Associações Municipais, nas Uniões Estaduais e na gloriosa União Brasileira de Estudantes Secundaristas, “a casa do poder jovem”, o berço das lutas por soberania, democracia, justiça social, igualdade, educação e tudo que foi de avanço nesse país.

2011 é um ano especial para nós, jovens brizolistas do Brasil, um ano em que comemoramos os 50 anos da Campanha da Legalidade, liderada por Leonel de Moura Brizola, que transformou o Rio Grande do Sul na cidadela da democracia. E todos os estudantes secundaristas têm também motivo especial pra celebrar 2011. São 30 anos de reconstrução da nossa entidade nacional, a UBES.

É nessa entidade, que mora a juventude brasileira, que acorda cedo e vai pra luta, que questiona, que é rebelde, que pinta o rosto, que luta por educação, por passe livre, por acesso á universidade. Uma rebeldia conseqüente, uma reinvenção permanente desse Brasil. Uma causa de vida pra moçada de norte a sul, que acredita num Brasil verdadeiramente nosso.

É essa entidade que toma as ruas do Brasil, que faz a revolta do buzu, que derrubou um presidente, que apoiou outro, que retomou sua sede, que encara as lutas que trava de peito aberto, sem medo de ser feliz, sem temer a dificuldade e sem se deixar deter pelos obstáculos.

Esse é o espírito que todos nós, jovens brizolistas, socialistas, brasileiros, que toda a galera do Reinventar deve ter nas próximas semanas. Vamos conquistar nosso espaço, vamos derrotar a dificuldade, derrubar cada obstáculo, e construir o maior movimento de volta pra casa que a UBES já viu.

Estamos indo de volta pra casa SIM, de volta pra UBES, a casa do estudante secundarista brasileiro, e nada vai nos deter. Vamos aos sinais, aos gabinetes, aos sindicatos, ás escolas. Vamos reinventar esse país, enchendo-o “de consciências esclarecidas”. Vamos romper dez anos de silêncio e voltar a compor a UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS!

Mas vamos com garra, com alma, com tesão, conquistando corações e mentes, mostrando que chegou a hora, a nossa hora, a hora de cada estudante! Vem com a gente reinventar essa entidade!!!

Viva o Movimento Reinventar! Viva a UBES!


Luis Moreira
Diretor da União Estadual de Estudantes
Secundaristas do Rio de Janeiro – UEES/RJ


Read more: http://jestudante.blogspot.com/#ixzz1ZubR4d8b

domingo, 4 de setembro de 2011

Jornal do Estudante: Dilma Recebe documento de revindicação da Marcha dos Estudantes

Jornal do Estudante: Dilma Recebe documento de revindicação da Marcha dos Estudantes:

Após a #marchadosestudantes em Brasília que aconteceu ontem, (31), a presidenta Dilma Rousseff recebeu no Palácio do Planalto os representantes da manifestação, entre eles estava a UBES, com o presidente Yann Evanovick, União Nacional dos Estudantes (UNE) com Daniel Iliescu e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). A comissão foi composta por 17 estudantes que entregaram à presidenta 43 itens que dão destaque aos investimentos na educação.
“Nós temos compromisso com a educação pública no Brasil, e vamos aprofundar esse compromisso”, afirmou. A presidenta elogiou também a disposição de luta política dos estudantes, diferentemente de alguns jovens que se vêem sem perspectivas. “Graças a Deus, vocês têm muito pelo que lutar”, comentou.
Evanovick afirma que diante de todo o esforço dos estudantes, nas mobilizações a esperança é muito grande. Segundo ele, a importância desse protagonismo dos jovens estudantes representa mudanças na política econômica do país, como por exemplo, a lavagem da calçada do Banco Central em manifestação feita contra o aumento do juros. O resultado foi rápido, a manifestação que aconteceu pela manhã dessa quinta-feira também contribuiu para a queda da taxa em 0,5% logo mais a noite.
Entre as pautas que compõem o documento está o investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação. A presidenta encaminhará o documento aos ministros Fernando Haddad (Educação) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), além da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, para que analisem as solicitações feitas no documento, sob coordenação do MEC.

domingo, 28 de agosto de 2011

Desfile Cívico em Duque de Caxias

Me espantei ao ver o grande público no desfile cívico na minha cidade Duque de Caxias, com presença de vários colégios e instituições na Av. Governador Leonel Brizola (Antiga Kennedy) no Centro da cidade.

  Uma multidão foi comemorar o dia do Patrono Duque de Caxias, minhas concepções sobre esse "herói" não entrará hoje em debate até poque não quero perder tempo falando de estuprador e assassino. Aqui trouxe um pouco das imagens e fotos da grande participação da população Duquecaxiense;








Zito e Grande em Jardim Primavera


Zito duque de caxias desfile civico militar parada 25 de agosto 28 de agosto presidente kennedy avenida leonel rizola fundec sme escolas estudante


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mc Dia Feliz ?

 Chegando o grande dia da felicidade, só não sabemos dia feliz para quem. Hoje 10% das crianças no Brasil são obesas e isso não parece ser feliz para ninguém, crianças que no futuro vão desenvolver Colesterol alto, diabete, Pressão arterial descontrolada, riscos de cancer de estômago, esófago e tudo que uma obesidade pode trazer. E grande parte dessa obesidade vem da má alimentação e dos costumes familiar, a facilidade dos fast foods estão no ponto central dessa questão, onde a criança come calorias em excesso para ganhar um brinquedinho , além disso sabemos da grande massificação das propagandas de alimentos hiper calóricos na televisão, Internet e tudo mais. Então deixo um vídeo e outros documentos para leitura de todos!



Fotos do Mc Dia Infeliz :





Mc dia feliz obesidade colesterol alto vegan vegetarianismo


espetáculo BULLYING: Segurança nas escolas é foco de pesquisa da campanha "Paz sem voz é medo"

espetáculo BULLYING: Segurança nas escolas é foco de pesquisa da campan...: foto: divulgação




A campanha “Paz sem voz é medo”, uma iniciativa do Grupo Paranaense de Comunicação (...

domingo, 14 de agosto de 2011

1ª Conferência Livre de Juventude em Xerém


No dia 11 de Agosto, realizou-se a 1ª conferência livre de juventude em Xerém, lá o tema principal foi educação: Universidades e cursos técnicos. Comemorando o dia do estudante o Grêmio Estudantil Círculo Operário e o Movimento Reinventar se uniram para criar esse debate dentro do 4º distrito, que é muito carente na área de qualificação de mão de obra. Mas além de muito debate os jovens de Xerém puderam ouvir muita músicas que eles mesmos escolhiam, fazer um bate papo, aprenderam a jogar a xadrez.

 A conferência durou de 13h as 17h com muita animação, e em seu fim foi tirada três resoluções para cada tema.
 
Jovens no início da 1ª Conferência de Livre de Juventude em Xerém.

Cursos técnicos:
- Mais cursos técnicos, qualificação e profissionalizante em Xerém;
- Preparatórios para o ensino fundamental ingressar nos cursos públicos;
- Gratuidade nos ônibus para cursos técnicos, qualificação e profissionalizante.

Universidade:
- Mais cursos, início e conclusão da obra da UFRJ em Xerém;
- Mais pré-vestibulares em Xerém;
- Gratuidade nos ônibus para universitários.

 Compareceu a conferência cerca de 140 jovens, desses estudantes de todas as escolas de Xerém,o grêmio estudantil do Colégio Estadual Barão de Mauá, Grêmio do Colégio Estadual Santo Antônio, Colégio Estadual Monteiro Lobato. O apoio para a realização da conferência veio do Colégio Arco Íris, Centro de Referência Casa do Caminho, Centro de Referência da Juventude, Projeto de Xadrez virando o jogo, Superintendência da Juventude.

 Jovens podiam, jogar xadrez enquanto havia o debate

Luis Pinto e Joel Schutz organizadores da Conferência

Luis Pinto, Vinicius veiga, natália Barbosa, Joel Schutz, Leonardo Paes 
Grande equipe de Juventude de Duque de Caxias com Vinicius Veiga (2º da dir. esqueda)

+ Fotos no meu facebook

Quem Sou Eu!

  Luis Pinto Moreira, Nascido em 10 de Junho de 1991 em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com um nascimento complicado já começa a vida com um sentido de responsabilidade, vida que valeu o sofrimento de sua mãe Margarete Moraes. Hoje estudante secundarista luta não apenas por um mundo melhor, mas sim por um mundo diferente aonde pessoas possa sorrir e serem verdadeiramente alegres por natureza. Cresceu em uma região carente e aprendeu a habilidade de aceitar o mundo como é e se rejeitar ao diferente. Mas o mundo lhe mostrou outro caminho onde partiu novo para o movimento social, especialmente o movimento estudantil. Onde iniciou-se aos 16 anos em uma luta incessante em sua escola em Xerém, Colégio Estadual Círculo Operário.

  Seu primeiro dia de maior idade foi dentro de uma delegacia por defender alunos de outro colégio ao serem expulsos de um ônibus. Além de Militante hoje é diretor da UEDC (União dos Estudantes de Duque de Caxias) e diretor nacional secundarista do Movimento Reinventar e militante JS PDT .

  Seu Blog é voltado para os estudantes, defende essa "classe" com orgulho pois acredita ser o futuro da nação brasileira para as mudanças radicais que o país precisa. Conheça o melhor em suas redes sociais.







Sua Frase:  " Lute, Faça Sua Própria História! "

luis pinto moreira, luis pinto, duque de caxias, luta, militante, movimento estudantil, estudante, movimento social,  xere. colégio estadual círculo operario, uedc, união dos estudante de duque de caxias, movimento reinventar, juventude Socialista pdt, rio de janeiro Luis Pinto.